Por Thiago Leão | ASCOM-SINDIBARRA
Na manhã de terça, dia 3, Mirlene Andrade, presidenta do SINDIBARRA, concedeu uma entrevista ao radialista Luiz Carlos Focca, na Rádio Transamérica. Durante a conversa, Mirlene abordou questões cruciais enfrentadas pelos servidores públicos de Barra dos Coqueiros e expressou sua frustração com a falta de diálogo por parte do atual prefeito, Alberto Macedo.
Mirlene relatou que, no início de sua gestão, o prefeito atendeu ao sindicato, mas as negociações foram difíceis. "Tentamos estabelecer uma mesa de negociação para revisar o plano de cargos e salários, pois os servidores estavam recebendo abaixo do salário mínimo. Na época, o salário mínimo era R$ 1320, mas os servidores recebiam apenas R$ 1045, complementados pelo prefeito, o que prejudicava os servidores mais antigos que perdiam benefícios", explicou.
Ela ressaltou a má-vontade do gestor em conceder a revisão salarial de 3,25%, que só foi implementado em novembro, mesmo a data-base sendo em março. "Todo ano, o servidor da Barra sai perdendo", afirmou Mirlene. Segundo ela, só após intensa mobilização, o prefeito finalmente assinou o reajuste, mas o desdém pelos servidores e o desrespeito à Constituição ao não conceder a revisão salarial anual persistem.
Outro ponto levantado foi a falta de convocação do concurso público realizado em 2020. Mirlene alertou que o prefeito pode incorrer em improbidade administrativa se não convocar todos os aprovados, caso haja cargos vagos, antes do prazo de validade do concurso expirar.
A presidenta também destacou a sobrecarga enfrentada por auxiliares de creche e cuidadoras, um problema que levou o SINDIBARRA a formalizar uma denúncia ao Ministério Público de Sergipe (MPSE). "Estamos lutando para garantir que esses servidores tenham condições dignas de trabalho e que suas demandas sejam atendidas", concluiu Mirlene.
A entrevista na íntegra pode ser conferida no canal do Youtube da Rádio Transamérica. As participações de Mirlene estão nos trechos entre 1:24:43 a 1:33:40 e a conclusão entre 1:46:52 a 1:50:06.
A entrevista marca o início de uma série de diálogos que o SINDIBARRA fará com a imprensa sergipana para denunciar à população sergipana as dificuldades pelas quais passam trabalhadores e trabalhadoras da Barra dos Coqueiros. Fique atento a nossos canais de comunicação aqui no nosso site e em nosso perfil no Instagram para Acompanhar as notícias do SIDNIBARRA