Debaixo do sol forte da manhã de sábado, dia 7 de setembro, servidores públicos municipais de Barra dos Coqueiros estiveram representados pelo SINDIBARRA na 30ª edição do "Grito dos Excluídos e Excluídas", que aconteceu na capital, Aracaju. Convocado pelas centrais sindicais, movimentos sociais da cidade e do campo, entidades pastorais e de religiões de matriz africana em todo o país, a mobilização, realizada tradicionalmente no Dia da Independência, reuniu diversas categorias de trabalhadores para protestar contra as desigualdades sociais e lutar por democracia e direitos.
Com faixas e cartazes, trabalhadores e trabalhadoras levaram para as ruas suas principais pautas. Os servidores da Barra dos Coqueiros não ficaram de fora: bradaram pela revisão salarial anual, o respeito aos direitos trabalhistas e a exigência de melhores condições de trabalho, especialmente para os profissionais da educação, como auxiliares de creche e cuidadores, que vêm enfrentando sobrecarga de trabalho.
"Foi um evento de resistência, onde destacamos a luta dos trabalhadores que são diariamente esmagados por uma sociedade opressora, enfrentando sobrecarga de trabalho e salários desvalorizados.
O SINDIBARRA esteve presente, representando cada trabalhador e trabalhadora do nosso município. Unidos, mostramos que juntos somos mais fortes e a luta por justiça e igualdade social continua", afirmou Mirlene Andrade, presidenta do SINDIBARRA, que esteve presente no evento.
Além de reforçar a importância da mobilização popular, os servidores seguem enfatizando a necessidade urgente de diálogo com o prefeito Alberto Macedo para resolver pendências como a revisão salarial e a convocação dos aprovados no concurso público de 2020. Segundo os servidores, o ato serviu também para mostrar que a luta da categoria faz parte de um movimento maior, em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.
O "Grito dos Excluídos" é realizado desde 1995, e tem como objetivo dar visibilidade às demandas da população excluída das decisões políticas e das políticas públicas. A participação dos servidores de Barra dos Coqueiros fortalece a pressão local por melhorias e demonstra a unidade com movimentos sociais em todo o país.