Informamos que hoje, dia 15 de julho, às 8:30, tivemos uma reunião com o secretário de Saúde, Fábio, e levamos as pautas e reclamações dos servidores da Saúde, destacando os seguintes pontos:
1. Superlotação dos Servidores do PSF (Programa Saúde da Família): Relatamos que os servidores estão sobrecarregados, pois a população de Barra dos Coqueiros dobrou e, portanto, solicitamos que seja feito o remapeamento da área para que justifique-se o aumento o quanto antes do número de equipes. O secretário informou que já chegaram os tablets dos agentes de saúde para realizar a análise quantitativa necessária para o remapeamento e sugeriu procurar Samara para saber a data prevista para essa ação. E ainda, informou que, no momento, está realizando uma medida paliativa utilizando a unidade móvel, que irá atender de 1 a 2 vezes na semana para amenizar a sobrecarregar do atendimento médico.
2. Alimentação dos Servidores na Emergência: Ao questionarmos sobre a qualidade da comida fornecida, o secretário afirmou que a alimentação é de boa qualidade e que a empresa fornecedora foi trocada recentemente. Em tempo, reforçamos a possibilidade do cartão alimentação ou mesmo o depósito do valor em folha e o secretário, apesar de receber com entusiasmo as duas opções, informou que ainda não pode implementá-las.
3. Estrutura e Materiais da Clínica de Odontologia: Informamos sobre as condições precárias em que os servidores trabalham e o secretário prometeu que dará o retorno dentro de um mês sobre a problemática de estrutura dos espaços físicos. Já os equipamentos que já tiveram licitação finalizada, ele informou que chegarão em breve.
4. CAPS (Centro de Atenção Psicossocial): Solicitamos mais funcionários, especialmente um Terapeuta Ocupacional, e melhorias na estrutura do CAPS. O secretário disse que está trabalhando na nova estrutura e que, inclusive, já adquiriu dois ar condicionados (uma das reclamações feitas anteriormente), aguardando apenas a instalação. O sindicato também mencionou a criação de um grupo de servidores para trabalhar com crianças autistas, devido ao aumento do número de casos e, sobre isso, o secretário relatou que entende a necessidade, mas essa ação deverá ficar para o planejamento para o ano que vem.
Saímos da reunião com expectativas positivas de que o secretário resolverá as questões apresentadas.
O sindicato continuará na defesa dos trabalhadores, garantindo que tenham uma estrutura de trabalho digna.
Estamos sempre na defesa dos servidores!
Atenciosamente, Mirlene Cardoso de Andrade, presidente do SINDIBARRA