Na tarde de terça, dia 22, o SINDIBARRA realizou uma importante reunião com as cuidadoras e auxiliares de creche na sede do Sindicato. O encontro, que contou com a presença da assessoria jurídica, serviu para a discussão do projeto "Somos Todos Professores", em tramitação no Congresso Nacional.
A proposta visa equiparar os salários das auxiliares de creche e cuidadoras com os dos professores, reconhecendo o papel essencial que essas profissionais desempenham no desenvolvimento das crianças, incluindo aquelas com necessidades especiais.
A presidenta do SINDIBARRA, Mirlene Andrade, ressalta a importância desse reconhecimento. "As auxiliares e cuidadoras estão em constante contato com as crianças, realizando atividades fundamentais como a higiene, mas sempre de forma pedagógica. Todo o cuidado diário contribui para o desenvolvimento psicomotor, social e cognitivo das crianças. É uma atuação que vai muito além do cuidado básico, é uma verdadeira ação educativa", destaca.
Apesar de serem fundamentais para o processo educacional, as auxiliares e cuidadoras enfrentam uma grande defasagem salarial em relação aos professores. Essa discrepância de salários não reflete a importância e a complexidade do trabalho que realizam.
"Estamos empenhados em articular uma reunião com a próxima gestão para debater esse tema e também buscaremos apoio do legislativo para fortalecer essa luta", destaca Mirlene Andrade, presidenta do SINDIBARRA. O objetivo é garantir que essas profissionais recebam um salário justo e condizente com suas atividades.
SOBRECARGA DE TRABALHO
A reunião serviu também para que as profissionais pudessem expor dificuldades cotidianas no ambiente de trabalho, especialmente a sobrecarga que vem sendo imposta a essas categorias. Durante o encontro, ficou claro que muitos desses profissionais estão lidando com desafios que comprometem sua saúde e qualidade de trabalho, o que precisa ser resolvido urgentemente.
"A sobrecarga de trabalho tem sido uma das principais reclamações das auxiliares e cuidadoras, e nosso papel é garantir que essas demandas sejam ouvidas e atendidas", afirma Mirlene.
O SINDIBARRA reafirmou seu compromisso de lutar pela valorização salarial e a melhoria das condições de trabalho. "Nosso sindicato está, como sempre, ao lado de vocês na busca por um ambiente de trabalho mais digno e uma remuneração justa. Juntos, seguiremos fortes nessa batalha", conclui Mirlene.