Evento tem como objetivos analisar propostas das conferências municipais para levar as deliberações à discussão de âmbito nacional
ASCOM-SINDIBARRA | Thiago Leão
A presidenta do SINDIBARRA, Mirlene Andrade, esteve presente na I Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que aconteceu durante toda a quinta, dia 29, no Centro de Convenções de Aracaju. Na ocasião, nossa dirigente foi uma das delegadas a representar os trabalhadores e trabalhadoras nos debates que norteiam o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da importância de debater como ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, a conferência também representa a oportunidade de discutir as demandas do SUS e como melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam no campo, além orientar as diretrizes de ampliação da força de trabalho na saúde em níveis municipal, estadual e nacional.
"Estamos aqui votando as propostas para beneficiar você, trabalhador e trabalhadora do município de Barra dos Coqueiros. Vamos juntos para que, cada dia mais, o trabalhador e a trabalhadora da Barra tenham não apenas salário e ambiente de trabalho dignos, mas também acesso à saúde de qualidade", encerra.
A etapa estadual prepara as diretrizes que serão discutidas na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 4 a 7 de agosto em Brasília, onde serão defendidos os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como um direito de todos e a democracia brasileira.
Em meio a um cenário de retrocessos sociais e ameaças ao SUS, o evento, considerado o maior de participação social do país, teve como objetivo analisar propostas das conferências municipais para levar as deliberações à discussão de âmbito nacional, processo do qual o SINDIBARRA participa com orgulho, empenho e dedicação aos servidores e à população barra-coqueirense.